Projecto “Tune In! Combate ao abandono escolar”

O projecto Tune In! Combate ao abandono escolar, contribui para os desafios europeus de reduzir as elevadas taxas de abandono da educação e formação inicial e desemprego jovem.

 

O principal objectivo do projecto é transferir e implementar abordagens e métodos de prevenção de abandono escolar nos países da Europa do Sul e do Sudeste. Estes métodos e boas práticas foram desenvolvidos pelas escolas de produção na Áustria e na Dinamarca, com base nas necessidades do mercado de trabalho, promovendo a aprendizagem orientada para e através do trabalho (work based learning), complementadas com abordagens construtivistas para um melhor desenvolvimento das competências sociais e básicas.

 

Mais concretamente, serão transferidas para 4 países parceiros da Europa , as metodologias e abordagens de sucesso para a prevenção do abandono escolar (formação em contexto real de trabalho, orientada para o mercado de trabalho, desenvolvimento de competências básicas e sociais, recorrendo a metodologias de aprendizagem autodirigida, orientação e medidas de aconselhamento ), que têm sido desenvolvidas e implementadas nas escolas de produção austríacas  do BFI.

 

A formação pela via do trabalho, comprometendo a produção de produtos reais para clientes reais, para o mercado local e regional é um meio poderoso de envolver e motivar os jovens, aumentando e permitindo que o processo de aprendizagem decorra em contexto real, actuando ao mesmo tempo na prevenção do abandono escolar e promovendo a reintegração de jovens que já abandonaram o sistema de educação formal. As taxas de sucesso nas escolas de produção para os jovens que entram no mercado de trabalho, outras escolas de formação profissional e de formação e educação continuada são elevados. 

 

O consórcio é composto por sete parceiros em seis países europeus. BFI OOE (AT), o coordenador é um dos maiores prestadores de EFP austríaco com ampla experiência na integração de jovens no mercado de trabalho (mais de 600 estagiários / Lehrlinge por ano). O BFI estabeleceu seis escolas de produção na Áustria nos últimos 10 anos. A Associação de escolas de produção dinamarquesas é uma organização umbrella que liga todas as escolas de produção dinamarquesa e estabelecer normas e políticas de qualidade conjunta. Estas duas organizações são responsáveis pela transferência. 

 

O ISQ (PT), FMA (SP), e ENAIP Veneto (IT), são as maiores entidades privadas prestadoras de EFP nos seus países, e Ozara (ES) focaliza o seu trabalho na formação e integração no mercado de trabalho de grupos desfavorecidos.

Estes quatro parceiros irão adaptar e incorporar as metodologias e ferramentas transferidas nos seus sistemas nacionais de EFP e nas suas próprias organizações.

 

O IFA (AT) é o avaliador interno do projecto. A avaliação do sucesso do projecto e a divulgação dos resultados são igualmente partes importantes do projecto.

 

O projecto:

  • Transfere os métodos de prevenção de abandono escolar e as medidas tomadas a partir das abordagens escolares de produção de sucesso austríacos e dinamarqueses, para mais quatro países europeus.
  • Reúne os métodos e materiais adaptados na “Tune In - tool box” para a prevenção do abandono escolar Europeu e reintegração em conjunto com outros materiais e métodos desenvolvidos durante a vida do projecto
  • Desenvolve uma ferramenta de orientação para professores e formadores de EFP
  • Desenvolve um curso europeu de formação de formadores para a prevenção do abandono escolar em EFP iniciais centrado nos formandos e baseado nas abordagens construtivistas implementadas nas escolas de produção,
  • Implementa a formação de formadores em escala europeia e em cada país parceiro
  • Implementa medidas de prevenção de abandono escolar, currículos e / ou métodos eficazes nos países parceiros.

Project partners

This project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein. LLP-LDV-TOI-13-AT-0001